Juiz autoriza barreira sanitária na Bahia
O juiz federal, da 3ª Vara Cível, Eduardo Gomes Carqueija autorizou o Estado da Bahia a implantar uma barreira sanitária nos aeroportos da Bahia para detectar possíveis casos de coronavírus. A decisão permite que profissionais de saúde possam inspecionar voos nacionais vindos de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como os internacionais.
Serão vistoriados os voos que cheguem de áreas onde já tenham casos de contaminação (comunitária ou não) pelo COVID-19. A Bahia poderá, ainda, adotar as medidas necessárias à inspeção sanitária nas aeronaves que cheguem aos aeroportos e nos equipamentos desses aeroportos.
O magistrado entende que não há razão jurídica para a postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em não autorizar a atuação da Secretaria da Saúde da Bahia. “A cada voo de onde passageiros desembarcam sem controle, o dano à saúde pública se agiganta”, afirma o juiz.
Equipes da Sesab já iniciaram o monitoramento no aeroporto Jorge Amado nesta quinta-feira (19), por ser uma das principais portas de entrada no município. A triagem é feita através da verificação da temperatura de todos os passageiros vindos de localidades com casos confirmados.
A abordagem é realizada por técnicos, com termômetro digital para testa, além de perguntas direcionadas à identificação de sintomas respiratórios. Os passageiros que apresentarem sintomas serão orientados sobre as medidas de proteção e isolamento, receberão máscara e preencherão uma ficha encaminhada à Sesau.
Os técnicos da Sesab orientam sobre as medidas de prevenção, dentre as quais lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar aglomerações e se manter em ambientes ventilados, ao tossir ou espirrar cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
As equipes atuarão no aeroporto Jorge Amado das 7h30 às 16 horas, todos os dias, inclusive feriados. Conforme dados fornecidos pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, até a tarde desta quinta-feira (19), o município não registrou casos suspeitos de Covid-19.