Itabuna tem primeiro caso de corona

A Prefeitura de Itabuna confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade, de u homem de 42 anos que passou três dias (10 a 13/3) em São Paulo, em um evento que reuniu cerca de 60 pessoas. Os primeiros sintomas foram observados ainda no voo de retorno (2834 da Azul) e (4871 da Azul).

O paciente buscou atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna logo após chegar à cidade, onde foi medicado e orientado para isolamento domiciliar. Ele teve o cuidado de ir direto do aeroporto de Ilhéus para casa de carro, se colocando em isolamento.

O paciente foi acompanhado e permanece sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica. Ele está estável e seu caso é de gripe leve. A confirmação de um caso mudou os procedimentos e a porta de entrada para tratar pacientes com sintomas é a UPA 24 horas, o Hospital de Base e o Hospital São Lucas, que será reaberto.

Nesta quinta-feira (19) foi feita uma vistoria técnica no hospital, que será usado como retaguarda no combate ao coronavírus. Ele receberá pessoas em situação estável que necessitam de isolamento. Os casos mais graves, serão atendidos no Hospital de Base, que possui estrutura com UTIs.

O Sindicato dos Comerciários de Itabuna enviou aos empresários uma lista com sugestões, entre elas a diminuição do horário de funcionamento do comercio, um rodízio de funcionários para desafogar o transporte coletivo, oferta de álcool gel, principalmente para os caixas, que manuseiam dinheiro e cartões. Mas o produto está em falta.

Outra sugestão foi a antecipação de férias, prioritariamente para quem faz parte dos grupos de risco (idosos, diabéticos, hipertensos e gestantes, por exemplo).

22:21  |  


Gostou? Repasse...