Itabuna não tem sabonete nas UBS
O prefeito de Itabuna, Fernando Cuma, suspendeu os eventos na cidade dizendo que está seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde para combater o coronavirus, mas as atitudes desmentem o discurso, em especial nos postos de saúde da cidade.
Nesta quarta-feira, 18, pela manhã várias pessoas que estavam em um posto de saúde do Jardim Primavera, um dos mais populosos da cidade, presenciaram uma cena que ilustra o descaso da Prefeitura com uma pandemia que se alastra com muita velocidade.
Ao chegar para trabalhar pela manhã, a médica perguntou ao atendente que estava na recepção se a unidade tinha material de limpeza para higiene das mãos e foi informada que não. A UBS não tinha papel toalha, sabão, papel higiênico nem alcool gel.
A médica avisou que, sem materia para higienização, não poderia atender ninguém e teve sua atitude aprovada pelas pessoas que esperavam atendimento. Itabuna não tem justificativa para deixar faltar material básico na rede, que vem recebendo várias verbas extras do Ministério da Saúde, justamente para reforçar este setor.