Ilhéus vacina 12 mil, Itabuna não informa
Ao todo, 12 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe ao longo de dois dias de vacinação, iniciado segunda-feira (23) em Ilhéus. O número é recorde para dois dias de campanha, que aconteceu em 14 pontos da cidade. Focada em idosos e profissionais de saúde nesta primeira fase, a meta é vacinar 90% de cada grupo até 16 de abril.
O número superou as expectativas do Setor de Imunização, que coordenou os trabalhos de campo com a finalidade de evitar as aglomerações, o que às vezes acontece nas filas dos postos de saúde e nas salas de vacina. A recomendação dos órgãos oficiais de saúde no país era somente uma: fazer com que cada idoso tomasse a dose com segurança.
Algumas mudanças foram adotadas, como a imunização em esquema “drive thru”, em que não é preciso sair do carro para receber a dose da vacina. Foi o caso do aposentado Raimundo Silva Santos, de 68 anos, morador do bairro Hernani Sá. Ele disse que no caso de não haver esse sistema, ele não teria ido tomar a vacina.
“Muito bom isso, pois as pessoas estão meio receosas com esse vírus. A vacinação chegou em boa hora e me ajudou demais. Se eu fosse me vacinar e tivesse que sair do carro, eu não ia, pois o Coronavírus está por aí”. A dona de casa Darlene Silva, de 65 anos, concorda. “Foi ótimo, pois a gente não se expõe".
Quando for tomar a vacina em sua cidade, mantenha distância de dois metros para as pessoas da fila, não cumprimente ninguém, inclusive os profissionais, com apertos de mão, beijos ou abraços; evite ficar conversando com os outros na fila; não toque nas paredes ou em outras superfícies, não encoste as mãos no rosto.
A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul, inclusive o H1N1. O idoso, ao se prevenir do vírus influenza, ajuda em um possível diagnóstico entre a Covid-19 e uma gripe comum. Casos do novo vírus estão em fase ascendente e a temporada da gripe está chegando.