Ilhéus apreende ônibus da Gontijo
Operação conjunta envolvendo agentes de trânsito de Ilhéus, Guarda Civil Municipal e Vigilância Epidemiológica interceptou mais dois ônibus na noite de segunda-feira, na rodovia Ilhéus-Itabuna. Os veículos, da empresa Gontijo, saíram de São Paulo para Ilhéus. Os passageiros foram avaliados com aferição de temperatura.
Os ônibus foram recolhidos à garagem da empresa, na Avenida Esperança. Com a estação rodoviária fechada, os passageiros desembarcaram na garagem, onde vários taxistas já aguardavam em busca de corrida. Há informações não confirmadas de que a Gontijo estaria tentando burlar a fiscalização.
No domingo, a secretaria de Saúde de Ilhéus já havia interceptado os três primeiros ônibus da Gontijo. Os veículos saíram de São Paulo com destino final em Ilhéus. A cidade paulista atravessa uma epidemia do coronavírus e a recomendação é para que as pessoas fiquem em casa e não usem transporte público para evitar contaminação.
Dois passageiros estavam com febre e foram encaminhados para a emergência do Hospital Regional Costa do Cacau, onde receberam avaliação da equipe médica. O primeiro ônibus foi abordado na BA-001, próximo à Cabana Gabriela, na zona sul, enquanto os outros dois foram parados na BR-415, próximo do hospital Costa do Cacau.
Como medida de prevenção, os passageiros foram orientados a ficar em quarentena, ou seja, em isolamento social, por 14 dias. Já os ônibus iriam passar por higienização e ficar retidos na garagem.