Estado suspende aulas e faz bloqueio

O Governo da Bahia publicou um decreto, nesta quarta-feira, com várias medidas visando combater a pandemia de coronavirus. As aulas da rede estadual, que estavam suspensas apenas em três cidades, ficam canceladas em todos os colégios estaduais do estado por 30 dias. O recadastramento de servidores inativos e pensionistas também.

Eventos que reúnam mais de 50 pessoas em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro também estão suspensos, sejam de cunho religioso, político ou cultural. Operadores de transporte público devem seguir novas regras de higienização dos veículos, seja ferry, metrô, trens, lanchas, vans ou ônibus.

Ficou estabelecida a medição da temperatura das pessoas que chegam à Bahia pelos aeroportos, rodoviárias de Salvador e Feira de Santana, e rodovias federais que dão acesso ao estado, principalmente passageiros que vêm de São Paulo e Rio de Janeiro.

Serão instalados postos avançados na BR-116, BR-101 e na BR-242. Caminhões e ônibus serão parados para que a medição da temperatura dos passageiros seja realizada. Aqueles que apresentarem temperatura elevada ou febre não terão a entrada permitida, exceto se forem baianos, recebendo orientações específicas.

Está suspenso o atracamento de navios de cruzeiros na Bahia a partir da terça-feira (17), tanto em Salvador quanto Ilhéus. Policiais da reserva poderão ser convocados para fiscalização dessas medidas restritivas definidas pelo Governo do Estado.

O estado ainda vai pedir às agências nacionais de Aviação Civil (Anac) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspensão, em caráter emergencial, de voos saindo ou chegando de aeroportos baianos para o exterior e para cidades brasileiras com casos de contaminação comunitária, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Servidores que tenham 60 ou mais anos de idade, histórico de doenças respiratórias e crônicas ou que utilizam medicamentos imunossupressores, além das grávidas, passarão a trabalhar remotamente. A regra não é válida para funcionários que desenvolvam atividades de indispensável continuidade ou servidores da saúde.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) adquiriu um painel que testa os 21 principais vírus respiratórios no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-Ba). A capacidade atual é de 300 diagnósticos por dia e o Lacen passou a funcionar 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

A Sesab também adquiriu o genoma viral do Covid-19 nos Estados Unidos e passou a fazer os testes no estado, sem a necessidade de contraprova no laboratório de referência nacional, que é a Fiocruz do Rio de Janeiro. 570 leitos de UTI em 20 regiões estão disponíveis, assim como 1.723 leitos clínicos.

A Secretaria da Educação do Estado está avaliando as medidas que serão adotadas devido à suspensão das aulas nos próximos 30 dias em todas as escolas da Bahia. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, se reuniu na manhã desta quarta-feira (18) com a equipe gestora.

"Estamos trabalhando para organizar as medidas administrativas e pedagógicas que serão apresentadas à comunidade escolar e aos nossos servidores, que vão desde a reposição das aulas até a manutenção de serviços essenciais, sempre pensando em preservar a saúde de todos”, afirmou Rodrigues.

13:44  |  


Gostou? Repasse...