Enem digital será de 11 a 18 de outubro
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em 11 e 18 de outubro na versão digital, e 1º e 8 de novembro na impressa. As inscrições para ambas serão de 11 a 22 de maio. O Inep, responsável pela aplicação do exame, já publicou os dois editais.
As inscrições podem ser feitas na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) ou no aplicativo Enem. O aluno que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital. Após concluir o processo, o candidato não poderá alterar a opção que escolher.
O valor da inscrição permaneceu o mesmo, R$ 85, que deve ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante na inscrição.
A estrutura do exame não foi alterada. Será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
A implantação do Enem digital terá início de forma progressiva. No primeiro ano do projeto, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova. A previsão é que a consolidação da prova digital seja feita até 2026. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. A estrutura do exame é igual à do impresso.