Congresso online abordará o autismo
A Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna-BA (AMA ITABUNA), entidade sem fins lucrativos, preparou uma ação especial para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). Por causa do adiamento dos eventos presenciais de autismo, seminários e congressos, a Revista Autismo organizou um evento online.
O I Congresso Online pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece nesta quinta, 2, e tem como tem “Autismo: respeito para todo o espectro” acompanhado da hashtag #RESPECTRO. O evento é gratuito e tem confirmados vários nomes importantes para esta causa, como o quadrinista Maurício de Souza e sua filha Marina.
Ele vão falar sobre André, o personagem autista dos gibis da Turma da Mônica. O congresso terá ainda médicos, psicólogos e vários autistas, inclusive do exterior, como o neurocientista Alysson Muotri, dos Estados Unidos; Fatima de Kwant, da Holanda e diversos palestrantes do Brasil. Serão mais de 20 palestras, de 10 a 20 minutos cada uma.
O congresso pode ser acessado em revistaautismo.com.br/diamundial
Ao mencionar “todo o espectro” no tema, a campanha deixa claro que há uma extensa diversidade, um espectro, na maneira como o autismo afeta cada indivíduo, havendo desde pessoas com graves comprometimentos e comorbidades (como epilepsia e deficiência intelectual) até os “autistas de alto funcionamento”, com sinais e sintomas muito leves do transtorno (antigamente diagnosticados com síndrome de Asperger).
Por isso ganhou a palavra "espectro", Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pela variação de características e intensidades. As organizações dedicadas ao assunto pedem respeito nas políticas públicas (quase inexistentes), no tratamento e terapias por meio do SUS, na inclusão no mercado de trabalho, na educação, em eventos e na sociedade.