Bahia implanta o Disque Coronavirus

O Disque Coronavírus, que será lançado na terça-feira (24) pelo Governo do Estado em parceria com UFBA e Fiocruz Bahia, faz parte do Plano de Ação de Enfrentamento ao Covid-19. Estudantes do quinto e sexto ano de medicina, supervisionados por médicos, poderão ser contatados, gratuitamente, pelo número 155.

É uma forma de auxiliar a população, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde neste primeiro momento. Médica, a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, que faz parte do grupo de trabalho, revela que já são mais de 1.200 estudantes voluntarios.

“Cada grupo de dez estudantes tem a supervisão de um médico residente ou não residente, todos voluntários, que aderiram por inscrição. No momento, temos, aproximadamente, 1200 estudantes e 70 médicos. Durante os trabalhos de planejamento, contamos com a participação de um conselheiro do Cremeb".

O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, explica que “a população liga para o número 155, que foi disponibilizado após solicitação ao Ministério da Ciência. Quem ligar, é atendido por um estudante de medicina devidamente capacitado, que escuta a demanda e faz a orientação, de acordo com o protocolo oficial da Sesab e Ministério da Saúde".

"Ao receber essa ligação, o estudante alimenta uma plataforma e esse dado é utilizado para os registros na área de saúde para auxiliar na gestão e na assistência à saúde”. O Disque Coronavírus é um serviço gratuito. Também aderiram à ação Uneb, Uesc, Uefs, Uesb, Escola Bahiana de Medicina, FTC Salvador e UFRB.

13:21  |  


Gostou? Repasse...