Uesc empossou novo reitor e o vice
A Universidade Estadual de Santa Cruz empossou nesta terça seu novo reitor e o vice-reitor. A solenidade aconteceu no Centro de Arte e Cultura, no campus. O reitor Alessandro Fernandes e o vice Maurício Moreau venceram a eleição de novembro, mesmo tendo menos votos que o "segundo" colocado.
Isto acontece por causa do estranho cálculo de "paridade" usado pela Uesc, que gera distorções como esta. Alessandro perdeu em duas (professores e alunos) das três categorias votantes, que supostamente são paritárias, e recebeu 1.179 votos a menos que Cristiano Bahia. Mas foi o vencedor.
Confirmados pelo governador Rui Costa, Alessandro e Maurício ficarão no cargo até 2024. Alessandro é Doutor em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Está lotado no Departamento de Ciências Econômicas e era pró-reitor de Extensão.
Maurício tem Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2009, retornou à Universidade Federal de Viçosa para o estágio de Pós-Doutorado em Planejamento, Gestão e Uso dos Recursos Naturais, como Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agronomia.
Maior universidade pública do sul da Bahia, a Uesc tem quase oito mil alunos matriculados em 33 cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. No quadro de servidores, a universidade conta com 784 professores e 400 técnicos administrativos.