PM dá show de violência na Bahia
Um policial militar chocou o Brasil depois que um vídeo mostrando suas agressões a um jovem circulou pela internet. Na filmagem, ele aborda um grupo de jovens no bairro Paripe, em Salvador, e passa a dar socos e pontapés em um deles, enquanto o ofendia e criticava sua aparência.
O vídeo mostra o policial tirando o boné da vítima, dando três socos e chutes, enquanto gritava frases como "você pra mim é um ladrão. Você é vagabundo! Essa desgraça desse cabelo. Tire aí o boné, vá! Essa desgraça aqui! Você é o quê? Você é trabalhador é, viado?"
As agressões só terminaram quando um outro PM pede para ele voltar à viatura. As imagens foram suficientes para a Corregedoria identificar o policial, mas o nome foi omitido da nota oficial emitida pela PM. A única informação foi que ele é lotado na 19ª Companhia Independente da Polícia Militar de Paripe.
O jovem agredido voltava a pé para casa com dois amigos. Eles pararam para conversar com outra pessoa, que estava em um carro, quando a PM apareceu. Três policiais fizeram a abordagem, mas o único a revistar o jovem foi o agressor. Os outros abordaram o carro.
A mãe do adolescente, de 16 anos, já esteve na Corregedoria Geral da PM para registrar a denúcia contra o policial. O governador Rui Costa pediu pressa ao Comando da Polícia Militar na apuração do caso e disse que o caso é isolado. "Não responde ao comportamento da instituição".
O caso vem logo em seguida a outra denúncia de abusos por parte da Polícia Militar. Ela entrou em confronto com um grupo de jovens no domingo, durante a Lavagem do Rio Vermelho, quando policiais discutiram e um deles deu golpes de cassetete no rosto de uma das garotas, caída no chão.
A PM divulgou que “pede desculpas à sociedade por causa desse comportamento. Defendemos a legalidade das ações e não arbitrariedade, não os fatos isolados. Reforço que a população deve denunciar sim, sem receio de nada, pois não há nenhum tipo de proteção para situações como essas”.