MP quer prisão de médico de Ilhéus
O Ministério Público da Bahia denunciou à Justiça, por tentativa de obstrução à Justiça, o médico e vereador Aldemir Almeida (Progressistas). De acordo com a promotora Mayanna Floriano, no dia 10 de outubro de 2018 ele ameaçou uma das principais testemunhas da ‘Operação Xavier’.
Esta operação apura a “atuação criminosa organizada de sucessivos grupos no âmbito da Câmara de Vereadores de Ilhéus”. Na ocasião, Aldemir ligou para a Câmara e tentou intimidar o assessor parlamentar Osman Antônio Lima, o "Manzo", para que ele mudasse o depoimento dado ao MP.
Segundo a promotora, as investigações realizadas após este fato comprovam que a ameaça teve o “intuito de promover obstrução à Justiça". No curso da Operação Xavier, o MP-BA apresentou à Justiça denúncias contra dois ex-presidentes da Câmara de Ilhéus: Tarcísio Paixão e Lukas Paiva.
Os dois foram acusados pelo promotor Frank Ferrari, responsável pelas investigações, de comandar uma quadrilha na Casa, entre 2011 e 2018. O ex-vereador e secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus afastado, Valmir Freitas, chegou a ser preso no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.
Lukas Paiva e o empresário Leandro Silva foram para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Também foram presos o empresário Aêdo Laranjeiras, Cleomir Primo Santana, o vereador Tarcísio Paixão e o secretário-geral da Câmara, Paulo Eduardo Leal do Nascimento.