Mourão: "protestos são democracia"

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que não autorizou a utilização de sua imagem para a convocação de manifestações de nenhum tipo. No entanto, Mourão afirmou que os protestos "fazem parte da vida democrática" e que é preciso conviver com eles.

"Não autorizei o uso de minha imagem por ninguém. Quanto aos protestos, fazem parte da vida democrática e temos de conviver com eles", afirmou o vice-presidente ao jornal O Globo. “O presidente Jair Bolsonaro não atacou as instituições, que estão funcionando normalmente”, afirmou nesta quarta-feira (26).

Bolsonaro compartilhou por WhatsApp um vídeo convocando para as manifestações do dia 15, em defesa do governo, mas sem qualquer comentário. Nesta quarta pela manhã, sem fazer referência direta ao episódio, o presidente disse que as mensagens trocadas com amigos pelo celular são "de cunho pessoal".

Políticos e parlamentares de partidos da oposição reagiram à atitude do presidente, inflamados por uma notícia falsa iniciada no jornal O Estado de São Paulo e repetida pelo Congresso em Foco, UOL, Folha de São Paulo, Globonews e Globo. A fake news dizia que a manifestação do dia 15 é pelo "fechamento do Congresso".

Na verdade o ato é em defesa do presidente Bolsonaro contra os ataques que recebe de parte da mídia e de alguns deputados e senadores. Em nenhum vídeo ou postagem do movimento se ataca ou se fala em fechar o Congresso como entidade.

A outra parte da fake news foi de que o presidente "convocou seus seguidores" para o ato. Bolsonaro apenas repassou o vídeo para alguns amigos de seu grupo particular e fechado de WhatsApp, sem crescentar nenhum comentário. A reação dos entrevistados pela mídia foi baseada nestas duas mentiras da mesma mídia.

9:42 PM  |  


Gostou? Repasse...