Marinha faz fiscalização no carnaval
A Marinha do Brasil vai intensificar, no período do carnaval, a fiscalização do tráfego aquaviário em todo o litoral baiano. Serão verificados documentos das embarcações e dos condutores, equipamentos de salvatagem (coletes salva-vidas e bóias), extintores de incêndio e luzes de navegação, além da alcoolemia dos condutores.
As penalidades podem chegar a mais de R$ 2 mil em multa, suspensão da habilitação e apreensão da embarcação. "É responsabilidade do condutor da embarcação evitar manobras que ponham em risco seus passageiros, demais embarcações e banhistas," lembra a Marinha.
Ela aproveita para divulgar dicas importantes para garantir a segurança no mar durante o período de carnaval:
Se beber não conduza embarcações. Para conduzir embarcações, inclusive moto aquática, é necessário estar habilitado pela Marinha. Antes de sair, verifique se está levando a documentação da embarcação e a habilitação do condutor, que devem ser originais e não cópias. Esses documentos são emitidos pela MB.
Se há coletes salva-vidas suficientes para todos a bordo, lembrando que esse equipamento deve ser homologado pela MB; se o rádio de comunicação e o celular estão carregados e em funcionamento; se o nível de combustível é o suficiente para a navegação.
Caso não seja possível abastecer durante a navegação, utilize a regra dos terços: 1/3 para ida, 1/3 para volta e 1/3 para reserva de emergência. Veja se a âncora encontra-se pronta para uso, caso haja necessidade de fundear a embarcação; a condição das boias salva-vidas com cabo guia e a validade e condições dos extintores.
Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. "Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro". Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
Previna incêndios. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias. Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.
Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.
A Capitania dos Portos incentiva que a população colabore com a fiscalização. Ao observar irregularidades no mar, denuncie imediatamente à CPBA, informando, se possível, o nome da embarcação e seu número de inscrição (ambos visíveis no casco), o dia, a hora e o local.
A CPBA disponibiliza o telefone (71) 3507-3777 para atendimento de denúncias e o whatsapp (71) 99968-7934 para envio de imagens que contribuam para o registro da infração e identificação da embarcação. As emergências marítimas são atendidas pelo telefone 185. Estes serviços encontram-se disponíveis 24 horas por dia.