Jequié recebe o Festival de Teatro

Entre os dias 10 e 14 Jequié recebe a primeira etapa da mostra competitiva do 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia. Quatro das 12 montagens selecionadas farão apresentações a preços populares, numa programação que também inclui mesas redondas, oficinas, rodas de conversa e lançamento de livro.

O 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia tem patrocínio da Braskem e Governo da Bahia, e apoio institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A realização é da Polo Cultural Marketing e Produções e o marketing cultural da Caderno 2 Produções Artísticas.

"O festival tem papel fundamental, pois inspira a criação de novas produções no interior da Bahia. Há 27 anos, a Braskem apoia a cena baiana patrocinando o Prêmio Braskem de Teatro por acreditar no poder transformador das pessoas e no empreendedorismo", conta a diretora de Marketing da Braskem, Ana Laura Sivieri.

Enquanto apresentam-se, as montagens Quebranto (Juazeiro), Rosas Negras (Alagoinhas), Festa na Fé (Vitória Da Conquista) e Construção (Lauro De Freitas) passam pelo crivo da comissão julgadora do festival e concorrem a uma vaga na categoria “Espetáculo do Interior” do Prêmio Braskem de Teatro.

Nesta edição, inscreveram-se 60 espetáculos de grupos de diferentes regiões do estado. As próximas etapas da mostra competitiva serão em Barreiras, de 10 a 14 de março, e Camaçari, entre 24 e 28 de março. Em cada cidade, quatro peças selecionadas fazem duas apresentações.

Em Jequié, Quebranto se apresenta dia 11, às 16h, e dia 12 às 19h. Construção abre as cortinas nos mesmos dias, em horários invertidos. Todas as apresentações acontecem no Centro de Cultura ACM, onde também será a cerimônia de abertura do festival no dia 10, às 19h.

Na ocasião haverá a apresentação de O Teatro é de Cordel (foto), vencedor da categoria “Espetáculo do Interior” no Prêmio Braskem de Teatro 2018. Nos dias 13 e 14 entram em cena Rosas Negras (dia 13 às 16h e dia 14 às 19h) e Festa na Fé (dia 13 às 19h e dia 14 às 16h).

Mesas redondas, debates e rodas de conversa convidam a comunidade de atores e produtores da cidade a refletir sobre temas importantes, como Dramaturgia Contemporânea, Sistema Municipal de Cultura – Realidade e Desenvolvimento; Formação e Produção de Teatro no Interior da Bahia.

A programação ainda contempla o lançamento do livro “Dionísio pelos trilhos do trem – Circo e Teatro no Sertão do Brasil”, performances dos alunos da UESB e as oficinas Teatro Físico, com Fábio Vidal; En.Cena.Ação, com Luis Antônio Sena Jr.; e Produção Cultural, com Lú Barretto.

10:33 PM  |  


Gostou? Repasse...