Ilhéus define dias e rotas do fumacê
Para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, a Secretaria de Saúde de Ilhéus vai pulverizar inseticida nos bairros com um carro "fumacê". O reforço das equipes de Ultra Baixo Volume (UBV) será de segunda a sexta, das 17h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados das 5h às 8h.
De acordo com a Coordenação de Endemias, as ações visam eliminar os mosquitos adultos. No entanto, a população deve cooperar abrindo portas e janelas durante a passagem do carro. Segundo o setor, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos e detritos no quintal.
Em Ilhéus, o inseticida utilizado no fumaçê é o Bergard. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados. A nuvem de fumaça espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito transmissor, que aproveita os lugares apropriados para se reproduzir.
Por isso, quando ele é jogado, moradores devem deixar o local, com seus animais de estimação. A aplicação de inseticida é preconizada pelo Ministério da Saúde e visa controlar os surtos ou epidemias das arboviroses. No último domingo (2) a ação percorreu o bairro Novo Vilela.
Apesar de estabelecido um calendário, os itinerários podem ser alterados devido à mudança do clima ou outro fator. O calendário é o seguinte: dia 5, Conquista e Jardim Savóia; 6, Alto do Ceará, Alto do Boa Vista e Fundão (próximo da Rodoviária).
No dia 7 o fumacê vai à Avenida Belmonte, Alto Formoso e Basílio. No dia 8, Avenida Princesa Isabel e bairro Teotônio Vilela. No dia 9, no Centro, São Sebastião e Teotônio Vilela de novo.