Caso de corona em Itabuna é descartado

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que os casos suspeitos do novo coronavirus no estado foram todos descartados. Os exames feitos numa mulher internada no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, deram negativos. Ela tinha o vírus da Influenza A, conforme os resultados do Laboratório Central (Lacen).

Depois de voltar de uma viagem ao norte da Itália, ela foi internada com sintomas respiratórios que podiam ser do coronavírus Covid-19. Ela retornou da Europa no último dia 14 de fevereiro e apresentou sintomas gripal no dia 20, e permanece em isolamento, por precaução.

O caso do menino de um ano internado no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, é parecido. Ele esteve em viagem com passagem pela Itália e chegou há 12 dias com sintomas respiratórios. As amostras enviadas ao Lacen mostraram que o virus não é o do novo coronavirus.

Além do menino, estão internados três parentes que estavam na mesma viagem. A Sesab já descartou o novo coronavirus, mas encontrou sinais de Rinovírus, Coronavírus NL63 e Enterov. As amostras serão enviadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação.

O Lacen-BA é um dos três laboratórios públicos estaduais que têm o teste rápido PCR multiplex, que identifica 21 tipos de vírus respiratórios em menos de duas horas. Todos os pacientes, diz a Sesab, estão estáveis, em isolamento para não oferecer riscos para outros pacientes.

9:49 PM  |  


Gostou? Repasse...