Barra vai contar com Escola Modelo
O projeto para implantação de uma Fazenda Escola Modelo, para desenvolver técnicas agrícolas dentro do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas de Barra, no município de Barra, no médio São Francisco baiano, está em estágio avançado.
O vice-governador João Leão esteve no local com empresários de agronegócio do Oeste, que serão parceiros da iniciativa. "Este projeto modelo vai ajudar inclusive o desenvolvimento do Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro aqui na região".
"Ocorrerá dentro da escola técnica, com o apoio da Universidade Federal do Oeste Baiano (Ufob), que possui cursos de agronomia e veterinária, e com a parceria de grandes produtores do Vale do São Francisco, como a Agrovale, Miolo e Grand Valle, e do Oeste, como a AIBA e a ABAPA", afirma Leão.
O projeto de irrigação conta com 100 hectares que serão divididos para o plantio de cana-de-açúcar, capim, grãos como soja, milho, feijão e algodão; e frutas a exemplo de uva, manga, banana, acerola, cacau, goiaba e caju. Além do cultivo, haverá a parte agroindustrial, com unidades destinadas ao processamento.
Haverá inclusive uma usina de açúcar e etanol, e uma vinícola para produção de vinhos, sucos e espumantes. "Entendo ser possível desenvolver o município com a competência técnica de cada aluno daqui. Temos uma missão aqui, porque vivemos o agronegócio todos os dias", diz Moisés Schmidt.
"Viemos conhecer o projeto da CEEP e confesso que vejo a Barra com um futuro promissor muito grande, pois tem potencial para produção agrícola e pecuária", completa Moisés, que é vice-presidente da Associação de Agricultores e Irritantes da Bahia (Aiba) e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras.
Para o professor Jairo Magalhães Jr, diretor do campus da UFOB na Barra, se os estudantes da CEEP e da universidade abraçarem o projeto, haverá bons resultados. "Assim colheremos frutos para o município. Vamos deslanchar, com velocidade, todo potencial da cidade".