Bahia tem 12 casos suspeitos do virus
De janeiro até meio-dia desta quinta-feira (27), a Bahia registrou 12 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus (Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador). Destes, 6 foram excluídos por não se enquadrar nos critérios do Ministério da Saúde.
Quatro foram descartados por exames de laboratório e dois estão em análise. Estes números são atualizados diariamente ao meio-dia, o que significa que cinco casos de Salvador, um de Feira de Santana e um de Porto Seguro ocorreram posteriormente ao fechamento do banco de dados na quinta.
Destes cinco casos registrados em Salvador, dois deram entrada no HGE, no entanto, preliminarmente estão sendo descartados por não se enquadrar nos critérios clínicos epidemiológicos. Os demais casos estão sendo investigados pelos órgãos municipais e estadual de vigilância.
O paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode ter grau leve, moderado ou grave. A depender da situação, será atendido em unidades de atenção básica, secundárias ou internado. Mesmo com as unidades de referência, isso não significa que ele só pode ser atendido em hospitais.
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
No Brasil subiu para 132 o número de casos suspeitos de coronavírus monitorados pelo Ministério da Saúde. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, observando viajantes de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. 16 estados já informaram casos ao MS.
Com a mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora as pessoas com febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, que passaram pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã, Camboja e China nos últimos 14 dias.