Bahia ainda importa cacau africano
Apesar do otimismo com a safra temporã de cacau, entre maio e setembro, as indústrias moageiras do parque industrial de Ilhéus continuam importando cacau africano. A temporada 2019/2020 registrará entradas de 43 mil toneladas de cacau provenientes da Costa do Marfim.
O cacau desembarca no Porto de Ilhéus como complemento necessário para compor a capacidade das indústrias processadoras locais. Para a temporada atual estima-se um processamento de 225 mil toneladas, sendo que a safra nacional deve entregar um total de 185 mil toneladas de cacau.
Até agora, foram desembarcados um total de 33 mil toneladas. Espera-se em meados de março a chegada de mais 10 mil toneladas. Os volumes mencionados registraram uma redução de 53,4%, comparados às 66 mil toneladas importadas no mesmo período da safra anterior.
A redução dos volumes foi atribuída às estimativas de uma melhor produção nacional e uma pequena queda nas moagens internas. Do volume total de 43 mil toneladas, apenas 5 mil toneladas foram destinadas para a OLAM, sendo o restante compartilhado entre as indústrias Cargill e Barry Callebaut.