Aprovação de Bolsonaro está subindo
A aprovação do presidente Jair Bolsonaro, que já esteve em 36% segundo o Ibope, chegou a 50% na nova pesquisa do Instituto FSB para a revista Veja. 50% dos brasileiros aprovam a forma como o presidente governa, 6% nem aprova nem desaprova e 44% desaprova. Apenas 1% não soube ou quis responder.
Este é o melhor resultado de Bolsonaro entre os quatro levantamentos bimestrais Veja/Instituto FSB, que começaram em agosto do ano passado. Nas pesquisas anteriores, o militar tinha cerca de 43% de aprovação, enquanto sua reprovação ficava em até 48% do total.
A popularidade do presidente Bolsonaro cresceu nos últimos dois meses, justamente no período em que ele vem sendo atacado por um setor da imprensa e pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. O resultado foi os dois com baixa aprovação.
O trabalho do Congresso é considerado ruim e péssimo por 44% das pessoas, contra apenas 11% de bom e ótimo. 40% avaliam como regular. É a reação popular ao atraso na votação de leis como a prisão em segunda instância, à sabotagem de MPs deixando caducar (como a da carteira estudantil gratuita e digital).
O número de pessoas que considera o governo bom (12%) ou ótimo (19%) também cresceu, passando para 14% e 22%. Já o percentural dos que classificam a gestão como péssima caiu de 26% para 22%. O presidente Jair Bolsonaro também está em alta na expectativa para o futuro.
Na última pesquisa FSB, em dezembro, os que achavam que o governo seria muito melhor que o esperado eram 8%. Hoje são 10%. O percentual dos que achavam que seria um pouco melhor que o esperado também cresceu, de 21% para 26%.
Entre os destaques de ações e setores aprovados pela população, a lista é liderada pelo combate à corrupção, seguida da segurança e do combate ao desemprego. São as áreas mais bem avaliadas da atual gestão.