Valtércio será assessor de Toffoli
Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia, Valtércio Ronaldo de Oliveira foi nomeado assessor do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, que também é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação não afeta o cargo de desembargador, atualmente na a 5ª Turma do TRT5-BA.
O magistrado foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia na gestão 2013-2015 e corregedor na gestão 2011-2013; conselheiro do Conselho Nacional de Justiça no biênio 2017-2019; e presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em 2015.
Mas o desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira quase não é aprovado para conselheiro do CNJ na sabatina feita no Senado. Ele chegou à CCJ praticamente aprovado, mas gerou constrangimento ao falar da "cura gay". Ele foi o único não aprovado no mesmo dia, mas acabou entrando.
Além de desembargador, Valtércio é professor de Direito Civil na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi juiz da 2ª Vara do Trabalho em Ilhéus (1992), da Vara de Eunápolis (1991), da Vara de Itamaraju (1990), juiz substituto em Itabuna e ainda atendeu às juntas de conciliação de Itabuna, Ilhéus, Itamaraju e Valença (1987).