Sudoeste sofreu caos com as chuvas
A chuva cessou e o sol voltou a aparecer em Vitória da Conquista, Itambé e Itapetinga, no sudoeste da Bahia, que na segunda-feira sofreram as consequências das fortes chuvas de verão. Na manhã de segunda, a chuva causou alagamentos nas três cidades.
Segundo a Defesa Civil de Itambé, a cidade registrou 50 milímetros em menos de duas horas, volume considerado grande para o pouco período de chuva. Em Vitória da Conquista, o bairro Alto Maron foi tomado por alagamentos. Alguns pedestres se arriscaram pela água, enquanto os motoristas encontraram dificuldade para passar.
Na avenida Juracy Magalhães, o trânsito parou durante o início da tarde. Alguns trechos da Avenida Ascendino Melo viraram pequenas lagoas, com a água empoçada. De acordo com um morador, foi necessário seguir devagar também pela Avenida Gilenilda Alves, no alto da boa vista.
Quem passou pela Avenida Luís Eduardo Magalhães também teve que diminuir a velocidade, porque um dos trechos virou um lamaçal. Apesar dos transtornos, a Prefeitura de Vitória da Conquista não registrou feridos, desaparecidos nem desabrigados.
Itapetinga também sofreu alagamentos na segunda. Uma enxurrada arrastou um carro e o veículo só parou quando bateu em uma casa. Não tinha ninguém no veículo e não há registro de feridos por conta do temporal. Os danos foram materiais. A água invadiu muitas casas e assustou moradores.
De acordo com o Climatempo, foram registrados 85 milímetros de chuva em quatro horas, o equivalente ao normal para o mês inteiro. Ruas ficaram alagadas e causaram prejuízos aos moradores, com casas tomadas pela água e veículos quebrados nas vias.