Sisu abre inscrições para as públicas

Com os resultados do Enem 2019 conhecidos, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar, é preciso fazer a inscrição online no período desta terça até sexta-feira. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

No Sisu são 237.128 vagas em 128 instituições. A inscrição é feita pela internet com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Sisu permite que candidatos que fizeram o ENEM disputem uma vaga nas universidades públicas participantes.

No site do programa é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do ENEM. A primeira atualização será à meia noite de quinta-feira.

Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se deve mudar de curso. O resultado da chamada regular sai no dia 28. Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção.

O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. A convocação da lista de espera será do dia 7 de fevereiro a 30 de abril.

11:49 PM  |  


Gostou? Repasse...