Saúde de Ilhéus faz balanço do Aedes
A Coordenação de Endemias vem realizando diversas ações com o objetivo de intensificar o combate em Ilhéus ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Nos finais de semana, os agentes fazem o trabalho de visita de imóveis e limpeza.
Em 2019, cerca de 68.616 unidades foram visitadas no 1º ciclo; 69.449 no 2º ciclo e 7.741 no 3º ciclo. Em razão do aumento do índice de infestação do mosquito, a Secretaria de Saúde decretou estado de emergência para a locação de maquinários destinados à limpeza dos canais na cidade.
Foram promovidas as limpezas mecanizadas do canal do bairro Malhado, da Urbis, do bairro Nossa Senhora da Vitória, que está em curso, e logo será feita a limpeza do canal do Teotônio Vilela. “Ao final das limpezas, todo o processo será repetido nos canais, para manutenção”, explica o secretário Hermano Fahning.
Outras ações tem sido desenvolvidas, como a semana de conscientização de combate ao mosquito, atividades no distrito de Olivença, inspeções em estabelecimentos, capacitação de novos agentes, pulverização com dois veículos e seleção simplificada de agentes de combate a endemias por tempo determinado.
A cada quinze dias é feita uma inspeção em borracharias, hospitais, cemitérios e floriculturas com a equipe de Monitoramento de Pontos Estratégicos (MPE). Já a equipe de Reconhecimento Geográfico realizou 58 atualizações e confecções de mapas e croquis com novas marcações em bairros e povoados.