Portal revela os pré-pagos por CPF

A partir desta quarta-feira usuários de todo país podem consultar as linhas pré-pagas e verificar a possibilidade de cadastros indevidos. A consulta, feita pelo CPF, que já estava valendo para os consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foi estendida aos clientes de telefonia móvel das regiões Sul e Sudeste.

As empresas de telecomunicação disponibilizaram, em parceria com a Anatel, um site para que o usuário possa fazer a consulta. A consulta vale para os celulares da Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida mostra se existe linha pré-paga em seu nome.

Se for o caso, o usuário pode pedir o cancelamento. No Brasil há cerca de 135 milhões de celulares pré-pagos e, destes, três acessos a cada mil apresentam inconsistências cadastrais, informa a agência. Segundo a Anatel, o portal visa “garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada".

O pedido de cancelamento feito pelo consumidor deve ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente (no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana).

A Anatel destaca que o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular pós-pagas. A página também disponibiliza orientações para quem identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Neste caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora para correção das informações.

7:21 PM  |  


Gostou? Repasse...