Portal dos pré-pagos já funciona
Entrou em funcionamento, nesta segunda-feira, o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, ferramenta pela qual os consumidores poderão verificar a existência de linhas ativas cadastradas no seu CPF. É possível identificar cadastros indevidos, de modo a evitar fraudes com linhas a associadas indevidamente à pessoa.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço será implantado de maneira gradual. Nesse momento, o acesso está disponível apenas para a Região Norte. A partir do dia 15, estará disponível para as regiões Centro-Oeste e Nordeste. Já os clientes das regiões Sul e Sudeste terão acesso a partir do dia 22.
Atualmente, o serviço pré-pago contabiliza 122 milhões e 300 mil linhas, cadastradas pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Segundo a Anatel, a iniciativa visa "garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição".
Segundo a Anatel, o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular pós-pagas. A página disponibiliza orientações para quem identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Nesse caso, o cliente deve entrar em contato com a operadora para correção das informações.
O pedido de cancelamento do consumidor deve ser atendido em até 24 horas caso a solicitação seja feita por meio de atendente e até 48 horas úteis se solicitada no call center ou portal da prestadora. Por questão de segurança, para o cancelamento será necessário confirmar seus dados.