O que muda com a Lavagem do Bonfim
Todos os anos, a tradicional lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim é realizada em janeiro em Salvador. Muitos devotos e turistas participam desse evento religioso para demostrar sua devoção e conseguir proteção para o decorrer do ano, ou simplesmente conhecer o ritual.
Em 2020, ela acontecerá no dia 16, quinta-feira e, segundo a Secretaria de Comunicação municipal, são esperados cerca de 2 milhões de pessoas para a procissão, que percorrerá 8 km lavando desde a Igreja da Conceição da Praia, no bairro Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim.
Para que o evento aconteça, é preciso um abrangente planejamento de mobilidade urbana na região da procissão. O percurso precisa ser feito da melhor forma possível, com toda a segurança.
Por isso são executados bloqueios em vias, alterações de percurso do transporte público, mudanças de sentido de tráfego. Algumas alterações em áreas de estacionamento e operações como carga e descarga, também serão realizadas durante o evento.
A carga e descarga só poderá ser feitas até 6h da manhã do dia 16 e somente veículos de até 1 tonelada poderão circular na região do cortejo. A preocupação com a saúde também existe, por isso um módulo assistencial de saúde com estrutura para 10 leitos será montado ao lado da Colina Sagrada.
Além disso, uma unidade do Samu ficará disponível caso seja necessário realizar alguma remoção de urgência. Uma das unidades de Pronto Atendimento, conhecidas como UPA, também ficará de prontidão durante o evento para atender possíveis casos de maior complexidade.
A fiscalização será reforçada para impedir a venda de bebidas em garrafas de vidro nos bares localizados no percurso, para evitar a ocupação das marquises no trajeto e para combater o trabalho infantil durante o evento, que comumente é intensificado nessa ocasião.
A Guarda Civil, junto com o Conselho Tutelar, estará presente, distribuindo pulseirinhas de identificação para as crianças, tornando mais fácil recuperar as que se perderem dos pais. Já os ônibus terão um horário especial no dia da festa, quando as linhas funcionarão com 100% da frota.
Além disso, 19 rotas vão funcionar até meia noite, para que todos os participantes que optaram por ir até o cortejo de ônibus possam voltar para casa ou para os hotéis tranquilamente. E vale a pena participar, porque esse evento anual é cheio de simbolismos.