'Melhor em Casa' continua em Ilhéus
Criado pelo Ministério da Saúde e oferecido pela Secretaria de Saúde em Ilhéus, o programa “Melhor em Casa” oferece tratamento no domicílio do paciente com a mesma segurança de um hospital. A ideia é evitar a internação hospitalar e promover uma alta precoce ao paciente de maneira mais confortável e humanizada.
Médicos, enfermeiras, técnicas em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, assistente social e motoristas integram duas equipes do programa em Ilhéus. Em campo, acompanham desde bebês a idosos, atuam em patologias, infecções, pós-operatório de cirurgias ortopédicas e abdominais. tratamentos crônicos.
Em dezembro, a equipe levou o atendimento domiciliar a alguns pacientes do Parque Infantil, na região norte, entre eles o aposentado Eduardo Mendonça, de 75 anos. Com dificuldades para andar, o idoso possui um quadro crônico de artrose nas duas pernas.
“Agora consigo andar. Em breve, estarei andando normalmente”, disse, mais confiante, o idoso. Outro paciente, Ricardo Sena, de 26 anos, sofreu um acidente automobilístico em Vitória (ES), após ter ingerido álcool. Acometido de um politrauma, esteve em coma por 30 dias.
“Ricardo já consegue falar, sentar e já verbalizar com mais precisão”, relatou a coordenadora do programa, Jaziane Almeida Valansuela Portela.