Itabuna perde uma referência ética
Itabuna perdeu no sábado um de seus políticos mais sérios e dedicados, João França Santana. Cinco vezes vereador numa época em que eles não recebiam salário nem tinham mordomias, João tinha prazer em participar e ajudar a sociedade como podia.
Ele tinha 96 anos e estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, onde faleceu. O presidente da Câmara, Ricardo Xavier, emitiu nota onde afirma que o ex-vereador “deixou um legado de dedicação à luta pelo interesse público, exercendo cinco mandatos no Legislativo e até chegando à presidência da Casa”.
O jornal A Região fez uma entrevista com João França em 2003, quando completou 80 anos, onde ele contou como era ser vereador naquela época, lembrou de pessoas importantes para a história da cidade que foram esquecidas e falou da vida depois da Câmara. Confira em https://www.aregiao.com.br/entrev/e-jfranca.htm
João França foi advogado, professor e ex-presidente da Liga Itabunense de Futebol, além de consultor jurídico e presidente da Câmara de Itabuna. "Em todos esses espaços, ficou a lembrança de um homem honrado e defensor da troca de ideias com absoluto respeitoaos que lhe rodeavam", lembrou Xavier.