Ilhéus e Itacaré festejam Iemanjá

A Festa de Iemanjá em Ilhéus e Itacaré acontece neste domingo, 2. Na primeira haverá evento nos bairros Pontal e Malhado, contando com shows das bandas Flor do Caribe, Nego Lú e Pagofunk no Malhado; e Vai dar Samba e Batuke Bom, no Pontal.

A festa conta com os terreiros de candomblé Ilê Axé Ballomi, de Pai Toninho; Sultão das Matas, de Mãe Carmosinha e Ilê Guainia de Oiá, de Mãe Laura Sandoiá. “A festa tem início no dia 1º, dentro dos terreiros, quando são preparados os balaios para oferecimento, que levam flores e alfazema".

"Pedimos aos devotos que não ponham nada de plástico nos balaios e nem sabonete, mas façam uma devoção com flores e perfumes para o menor impacto ao meio ambiente. Se não, vai chegar o momento que nem Iemanjá vai ter onde morar”, brinca Pai Toninho.

“Na volta da maré, após a entrega dos presentes, as meninas já vão estar todas arrumadas para dançar no terreiro. Espero em Deus que tudo corra bem, com paz e sossego a todos. Que Iemanjá leve as coisas negativas, traga emprego, paz, saúde, tranquilidade," diz Mãe Laura, do Ilê Guainia de Oiá.

No Pontal, o festejo começa às 5h, com a salva de fogos na Praia da Maramata. Às 11h, a entrega das oferendas e, das 13h às 18h, show e samba de roda com Vai dar Samba e Batuke Bom. Já no Malhado, a concentração será na Pedra da Sereia, na Praia do Marciano, com início às 9h.

Haverá banhos de água de cheiro, de pipoca e milho branco. Às 15h começa a procissão marítima, com o cortejo das embarcações para a entrega dos balaios. Das 16h às 21h horas, a população contará com shows de Flor do Caribe, Nego Lú e Pagofunk.

Em Itacaré, a festa unirá terreiros de candomblé de toda a cidade para reverenciar Iemanjá. A festa faz parte do calendário turístico e da tradição de Itacaré. Ela é realizada pelos terreiros com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura.

Às 5 horas será realizada alvorada com os terreiros. Às 14h30, a concentração na Praça do Fórum, seguindo às 15 horas com o cortejo terrestre. Já às 16 horas acontecem atividades culturais e às 17 horas o cortejo náutico. Depois, às 17h30 começam os shows com É do Samba e a cantora Ronara Criola.

12:54 AM  |  


Gostou? Repasse...