Em três anos, só 8 novos médicos
Decorridos três anos de sua quinta gestão à frente da Prefeitura de Itabuna, com rotatividade de titulares na Secretaria Municipal de Saúde (seis indicações), o prefeito Fernando Gomes fez a contratação de oito novos médicos para a Atenção Básica, também problemática como a média e alta complexidade.
Os novos médicos terão carga horária de 40 horas semanais e vão trabalhar no atendimentos da população nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Mangabinha, Lomanto, Nova Ferradas, Califórnia, Rua de Palha, Urbis IV e na Fundação José Maria Magalhães Neto, o antigo Sesp, no centro.
O secretário Uildson Nascimento disse que com a chegada dos novos profissionais de saúde, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão atendimento mais eficaz. Para o secretário, a carga horária ampliada vai melhorar significativamente o acesso da população ao serviço de saúde.
O detalhe despercebido pela mídia em geral é que as contratações só foram feitas para que a Prefeitura pudesse receber uma verba extra oferecida pelo Ministério da Saúde para o reforço da atenção básica. A verba só vem se houver contratação de profissionais.