Coronel fala de fale news em Itabuna
O senador Ângelo Coronel (PSD-BA), presidente da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, disse nesta quinta, em Itabuna, onde participou do Seminário “Jornalismo do sul da Bahia – Realidade e desafios no combate a Fake News”, que já se conseguiu que WhatsApp, Instagran e Facebook filtrem as mensagens.
"Além disso, já estão sendo fechadas as contas abertas com CPFs falsos," completou. Em entrevista ao jornalista Luiz Conceição, do Jornal das Sete, da rádio Morena FM, o senador destacou que em fevereiro serão ouvidos representantes das redes sociais.
Durante a manhã, profissionais de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Uruçuca e outras cidades debateram a crescente onda de “fake news” no Brasil, em especial neste ano de eleições municipais, além da luta pela preservação da profissão de jornalista.
O evento contou com a participação dos jornalistas Moacy Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), e Ernesto Marques, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). O encontro reúne 230 participantes, entre jornalistas, radialistas, publicitários, empresários e parlamentares, entre outros.