Concurso da PM tem 20% de abstenção

Quase 90 mil candidatos realizaram no domingo as provas do concurso público da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O certame teve um índice de abstenção de 20,67%, conforme informado pela Secretaria de Administração estadual.

O concurso teve 112.300 inscritos, sendo que 89.100 compareceram para as provas. Outros 23 mil não se apresentaram nos locais. As provas correspondem à primeira e segunda etapas do processo seletivo e ocorreram em 183 locais, distribuídos entre Salvador e mais 6 municípios baianos.

O diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Robson Carvalho, comentou as provas deste domingo. Segundo ele, elas transcorreram normalmente. De acordo com o Decreto Estadual, 30% das vagas ofertadas foram reservadas à cota racista para candidatos negros.

O concurso tem validade de um ano e a convocação vai observar a necessidade da administração pública. Foram disponibilizadas 2 mil vagas para soldado da PM e 500 para bombeiros, totalizando 2.500, todas de nível médio. Mil policiais militares e 250 bombeiros terão ingresso em 2020. Os demais serão incorporados em 2021.

11:50 PM  |  


Gostou? Repasse...