Cippa apreende 17 mil caranguejos

Em ação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) apreenderam, na noite de quarta-feria, no distrito de Betânia, município de Santa Luzia, uma carga com 17 mil caranguejos-uçá.

A carga irregular do crustáceo estava sendo transportada em um caminhão para empresas de Vitória, no Espírito Santo. Os caranguejos-uçá estavam em 142 sacos e foram capturados em manguezais no sul da Bahia. A espécie está em período de defeso, quando a captura e venda são proibidas.

O motorista do caminhão, que não teve o nome divulgado, vai responder administrativamente junto ao Instituto Chico Mendes pelo transporte de pescado em época de defeso. Ele também foi indiciado pela Polícia Civil por crime ambiental.

A captura está proibida nos períodos de 11 a 16 de janeiro; 10 a 15 de fevereiro e de 10 a 15 de março. São épocas em que a espécie está em reprodução. Os caranguejos apreendidos foram soltos nesta quinta-feira em manguezais de Canavieiras.

12:14 AM  |  


Gostou? Repasse...