Capes escolhe pesquisadoras baianas

Duas pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia, Catherine Prost e Rita de Cássia Franco Rego, tiveram projetos selecionados no Programa Capes Entre Mares, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que paga bolsas de estudo para pesquisas sobre o combate ao óleo nas praias.

Foram selecionadas 12 propostas das 278 submetidas. Serão destinados R$ 1,3 milhão para projetos de sete áreas temáticas: avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos, biorremediadores, dispersão do óleo, processamento de resíduos, tecnologia aplicada à contenção do óleo e saúde coletiva.

Cada uma receberá até R$ 100 mil, juntamente com uma bolsa de mestrado a ser desenvolvido até junho de 2020. Os pesquisadores não selecionados podem recorrer da decisão em até três dias úteis. O resultado final será publicado depois da análise dos eventuais recursos.

A iniciativa foi desenvolvida para atender ao pedido feito pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo Ibama, criado no âmbito do Plano Nacional de Contingência para responder rapidamente às necessidades de limpeza das praias e contenção do óleo.

10:53 PM  |  


Gostou? Repasse...