Brasil tem 9 suspeitas de coronavirus
Até às 12h desta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde recebeu a notificação de 33 casos para investigação de possível infecção pelo coronavírus. Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas, caso a caso, com as autoridades de saúde dos estados e municípios.
Desse total, 24 já foram descartados ou excluídos. Somente 9 casos permanecem em investigação em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina (2), São Paulo (3), Paraná e Ceará. São pessoas que apresentaram febre e pelo menos um sintoma respiratório, e viajaram para a China nos 14 dias antes dos primeiros sinais.
Os demais não cumpriram a definição de caso, foram excluídos ou apresentaram resultado laboratorial para outros vírus respiratórios, como o Influenza A/H1N1, Influenza A/H3 e Rhinovirus. A Secretaria da Saúde da Bahia informou que não existe caso suspeito da doença no estado.
Em 28 de janeiro, foi notificada a existência de um paciente internado em Jacaraci com quadro de infecção respiratória e histórico de viagem ao Japão, com escala nos Estados Unidos. O paciente foi transferido para o Instituto Couto Maia e a avaliação inicial não preenche critérios para enquadrar como coronavírus.
A atualização dos dados pelo Ministério da Saúde ocorrerá uma vez ao dia, por coletivas de imprensa às 16h, com transmissão online nas redes sociais. Os dados de casos suspeitos e outras informações serão atualizadas pelo órgão de acordo com os dados repassados pelos estados e municípios.
O Ministério da Saúde anunciou também as recomendações para que empresas não façam pessoalmente reuniões com pessoas que vêm da China. Ele indica o uso de métodos online, como teleconferências, como alternativa para essas situações.
A pasta reforçou a recomendação de que viagens para o principal país afetado pela doença, a China, só devem ser realizadas em casos de extrema necessidade.