Amaro Freitas dá oficina em Salvador

Chegando a Salvador para iniciar turnê nacional de seu disco “Rasif”, o pianista e compositor Amaro Freitas vai ministrar uma oficina gratuita na cidade, na véspera do show. No dia 10, das 14h às 17h, o pernambucano apresenta “O Jazz Autoral no Mercado da Música”.

A oficina aborda produção musical, gestão de carreira, visão de mercado, relação com gravadoras e outros artistas. Ele também vai compartilhar um pouco do seu processo criativo, com enfoque especial no jazz e na música instrumental.

Voltada para músicos, estudantes, pesquisadores e praticantes, a turma será acolhida na Casa Rumpilezz, no Pelourinho, com o apoio do Instituto Rumpilezz. O objetivo é promover intercâmbio de conhecimento, networking e fortalecimento da rede artística local através de compartilhamento de boas práticas.

Os interessados devem se inscrever pelo link http://bit.ly/oficina-amaro, com vagas limitadas. Uma das grandes revelações do jazz brasileiro, com reconhecimento dentro e fora do país, Amaro Freitas vai se apresentar no dia 11, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA).

Será o início de uma turnê que também incluirá, ao longo deste semestre, Curitiba, Aracaju, Fortaleza e Manaus. O projeto tem patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Influenciado pelo mestre do frevo Capiba, Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, mas também pelas grandes referências do piano jazz, como Thelonious Monk, Keith Jarrett ou Chick Corea, Amaro volta-se para a cultura nordestina e traduz frevo, baião, maracatu, ciranda e maxixe para a linguagem do jazz.

Com o seu disco de estreia, “Sangue Negro”, lançado em 2016, conquistou de imediato a crítica, que nele encontrou uma nova vida para o gênero no Brasil, e o Prêmio MIMO Instrumental daquele ano. O álbum mais recente, “Rasif”, de 2018, confirmou o virtuosismo e a inventividade de seu trabalho.

Contratado pelo selo londrino Far Out, o pianista já se apresentou em importantes clubes de jazz e festivais, dentre eles Bari in Jazz e Grado Jazz (Itália), Unterfahrt Jazz Club (Munique), Casa da Música (Porto) e nas respeitadas Ronnie Scott’s (Londres) e Dizzy’s Jazz Club (Nova Iorque).

12:50 AM  |  


Gostou? Repasse...