Sem Bolsonaro, Neto dominou evento
A ausência do presidente Jair Bolsonaro, por recomendação médica, abriu caminho para o prefeito de Salvador, ACM Neto, ser o protagonista na inauguração da ampliação do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, agora apenas "Aeroporto de Salvador", seguindo o padrão mundial.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, explicou que o presidente cancelou a vinda a Salvador por orientação médica. Bolsonaro era esperado para a a cerimônia, nesta quarta-feira (11). “Foi por recomendação médica, ele estava muito resfriado".
"Já num final de ano, muito cansado, com a saúde já debilitada e aí o médico recomendou que ele repousasse, não fizesse viagem. Ele tem viajado bastante pelo Brasil e aí foi por causa disso, mas pediu que eu transmitisse o abraço e apreço dele à população da Bahia, de Salvador”.
Na solenidade, Tarcísio confirmou que o governo federal tem como prioridade vários investimentos estruturais na Bahia, como a Ferrovia Oeste Leste, com previsão de ser concluída no próximo ano. “Nós temos como prioridade a Fiol, fundamental para nós. E vai ser com certeza já ano que vem".
"A gente quer terminar a pavimentação da BR-135, iniciar a pavimentação da BR-030, avançar na pavimentação da BR-235, entregar 50 km de duplicação da BR-101 no ano que vem e avançar com o governo do estado na BR-415. Nós temos aí um acervo, um cardápio de investimento bastante grande na Bahia”.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), aproveitou o evento para anunciar a inauguração do novo Centro de Convenções da cidade. “Em janeiro, entre os dias 23 e 26, vamos entregar, finalmente, o Centro de Convenções de Salvador, um dos mais modernos equipamentos do gênero do mundo".
"Um equipamento preparado para receber os principais eventos nacionais e internacionais. Salvador tinha carência de ter um Centro de Convenções, por muitos anos, e a falta de um aeroporto maior. Agora está resolvido", afirmou, agradecendo ainda ao governo federal e ao minsitro Tarcísio.
“Quero prestar aqui um depoimento para todos os baianos do quanto o senhor tem sido cuidadoso com as questões da Bahia. Tenho certeza que as minhas palavras representam o sentimento de todos os soteropolitanos. Foi uma honra para a prefeitura de Salvador trabalha em parceria, colaborando em conjunto nos últimos 18 meses".
"Temos a obrigação de reconhecer a pontualidade na realização dessa obra”, ressaltou. “Tenho certeza que faremos em 2020 o melhor verão de todos os tempos. A maioria dos frutos serão colhidos no futuro. E isso tem uma consequência, que é a geração de emprego”.
Perguntado sobre a retirada do nome de seu tio, Luis Eduardo, da fachada do aeroporto, Neto disse que a padronização da nomenclatura é normal. "Do ponto de vista oficial, o aeroporto continua sendo Luís Eduardo Magalhães. Você tem aqui uma marca da operadora, o que é absolutamente normal, é assim no mundo todo".
"Existe essa questão da marca internacional, e no Centro de Convenções, que tem o nome de Antônio Carlos Magalhães, vai ser da mesma forma. É assim com qualquer concessão privada", explicou.