Secult prevê 3 milhões de turistas
Um dos destinos nacionais mais procurados quando o assunto é agitação nas ruas e orla, Salvador poderá receber mais de 3 milhões de visitantes nesse verão, conforme aponta Cláudio Tinoco, secretário Municipal de Cultura e Turismo. Para oferecer o melhor aos visitantes, o gestor informa que a cidade passou por requalificações.
Somente para o Festival Virada Salvador 2020, são esperadas 2 milhões de pessoas, entre turistas e nativos. Segundo Tinoco, o número é até pequeno, ao ser comparado com a projeção para o verão, que é de 3,6 milhões de pessoas passando pelo município.
A Secult está focando em fatores que ocupam os turistas na cidade, como a orla, que atrai muitos banhistas no verão. Para isso, elas foram reformadas, como as praias do Farol de Itapuã e Ondina, com previsão de concluir a segunda etapa no verão 2020.
Para prevenir abusos contra os visitantes, a Secult lançou um projeto que vai fiscalizar os trabalhadores do setor turístico, o “Blitz do Turismo”. Além da visitação normal, Salvador tem eventos que atraem muitos turistas, que às vezes são vítimas da insistência dos vendedores.
Um destaque é o Festival da Virada, no dia 28 de dezembro. Além dessa, outras festas atraem turistas no verão, como a de Yemanjá e a do Bonfim, com destaque para a maior de todas, o Carnaval em Salvador. Ainda existem outros eventos, privados, que contam com ensaios de blocos.
Ao invés de ocorrer em dezembro, no novo ano o Festival de Verão vai acontecer em fevereiro. Os eventos de verão e, especialmente, as atividades do Réveillon, vão ocorrer em diferentes pontos da cidade. Conforme a Secult, a cidade contará com uma série de atividades espalhadas.
Entre as opções, o Centro Histórico é uma das que mais chama a atenção dos visitantes, que querem mais do que apeans sol e mar. As visitas costumam incluir o Pelourinho, patrimônios arquitetônicos e culturais. O Pelô terá uma série de atividades associadas ao Natal, mas que seguem até janeiro.
Para visitar pontos como a Casa do Carnaval, o Pelourinho, as praias e museus, é importante que o visitante conte com o seguro de viagem. Ele oferece a proteção necessária para diferentes problemas comuns em viagens, inclusive as nacionais.