Itabuna fecha 2019 desempregando
Itabuna está na lista de municípios que vão fechar o ano com saldo negativo de empregos com carteira assinada. Os números mostram que nem as contratações no final de ano devem ajudar o município a sair do vermelho em 2019. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Eles já foram detalhados em nossa matéria sobre o saldo de empregos de novembro, que voce pode ler neste link: <a href="https://www.aregiao.com.br/2019/dezembro/emprego-nov.html" target="_new">https://www.aregiao.com.br/2019/dezembro/emprego-nov.html</a>
De acordo com o Caged, no acumulado dos 11 meses Itabuna eliminou 712 postos de trabalho. O saldo negativo já foi maior, mas melhorou com a contratação de trabalhadores para o final de ano. O comércio, por exemplo, abriu 151 vagas no mês passado. De janeiro a novembro, o setor acumula saldo de 150 empregos.
Nesse período, o setor de serviços eliminou 817 vagas. Quem também registrou resultados ruins foram a indústria de transformação (-73) e a agropecuária (-37). Na outra ponta, além do comércio, a construção civil teve saldo positivo. O setor acumula saldo de 55 no período de janeiro a novembro.
Pelos dados do Caged, Ilhéus teve um desempenho muito melhor que Itabuna. No acumulado do ano, o município vizinho tem saldo positivo de 913 postos de trabalho, resultado de 7.154 contratações e 6.241 desligamentos. O destaque na economia ilheense é o setor de serviços, com 708 novas vagas.
Outros dois setores que contribuíram com o bom desempenho foram a construção civil (141 vagas) e o comércio (126). Os setores de serviço industrial de utilidade pública (-30), agropecuária (-18) e indústria de transformação (-17) tiveram saldos negativos nos 11 meses deste ano.