Geddel foi enviado para Mata Escura
O ex-deputado, ex-ministro de Lula, Dilma e Temer, Geddel Vieira Lima foi transferido na manhã desta sexta-feira (20) do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para o Centro de Observação Penal de Salvador, onde terá decidido onde continuará cumprindo sua pena.
A mudança de penitenciárias foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, atendendo ao pedido de Geddel, que alegou necessidade de ficar mais próximo de sua mãe, Marluce Vieira Lima, 81 anos, que não pode viajar devido a seu estado de saúde, além de seus filhos.
Fachin assinalou que, embora a Lei de Execução Penal assegure a custódia do preso provisório em local próximo ao meio social e familiar, não se trata de um direito absoluto, pois a transferência de presos é uma faculdade do juiz, fundada em razões de conveniência e oportunidade.
Ele ressaltou que, no caso de Geddel, ainda não existe qualquer ordem de prisão de autoridades no DF, onde responde a outras ações penais. Geddel foi preso em 2017, quando ainda era ministro de Michel Temer. Depois foi condenado, em outubro deste ano, a 14 anos e 10 meses de prisão em regime fechado.
Ele cumpre pena por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento de Salvador.