Flamengo está na final do Mundial
O Flamengo alcançou, nesta terça (17), a final do Mundial de Clubes da Fifa após derrotar o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3x1, em partida disputada no estádio Khalifa, em Doha (Catar). O time brasileiro enfrenta, no próximo sábado (20), o vencedor de Liverpool (Inglaterra) e Monterrey (México), que se enfrentam nesta quarta.
A equipe saudita começou a partida ocupando o campo do Flamengo, forçando a saída de bola da equipe brasileira e esperando alguma falha que lhe permitisse criar uma chance de gol. Mas, mesmo com este panorama, a primeira oportunidade de gol clara foi do Flamengo.
Aos 14 minutos a bola foi levantada na área em cobrança de escanteio. O goleiro do Al Hilal afastou mal e a bola sobrou para Gérson. O camisa 8 do time carioca pegou de primeira, de fora da área, com muito perigo. Um minuto depois, a equipe saudita chegou pela primeira vez com perigo.
Al-Dawsari recebeu lançamento em profundidade e chutou em cima do goleiro Diego Alves, que defendeu parcialmente. A bola sobrou para o francês Gomis que, sozinho, da marca do pênalti, chutou para fora. Aos 17 minutos, não teve jeito. Al-Dawsari conseguiu vencer o goleiro brasileiro.
O italiano Giovinco abriu na ponta direita para Al-Buryak, que cruzou na medida para o camisa 29. Após o gol, o Flamengo continuou com dificuldade de criar oportunidades. A melhor apareceu aos 29, quando o uruguaio Arrascaeta tocou em profundidade para Bruno Henrique na ponta esquerda.
Ele avançou até a entrada da área, mas teve o chute bloqueado por Al-Buryak. O resultado se manteve até o intervalo, com as duas equipes com números muito parecidos: 56% de posse de bola para o Flamengo e 44% para o Al Hilal, e quatro finalizações para o time brasileiro contra seis do saudita.
Contudo, logo no início da etapa final, o Flamengo chegou à igualdade. Aos 3 minutos Gabriel Barbosa tocou para Bruno Henrique, que cruzou na medida para Arrascaeta escorar para o gol. Após o empate, a equipe brasileira se animou na partida e, aos 5 minutos, chegou novamente com perigo, em nova jogada de Gabriel Barbosa.
A partida continuou morna, mais concentrada no meio campo, até que, aos 22 minutos, Giovinco foi derrubado na entrada da área por Gerson. O próprio italiano foi para a cobrança, mas a bola acabou fora. Aos 28 minutos de partida, Jorge Jesus trocou Gerson por Diego e o camisa 10 melhorou muito o Flamengo.
Melhorou tanto que, aos 32, Diego tocou em profundidade para Rafinha, que avançou na ponta direita e cruzou na medida para Bruno Henrique fazer de cabeça. Com a vantagem, o Flamengo melhorou e chegou aos 3x1 aos 36 minutos. Bruno Henrique recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para Gabriel, mas Al-Bulayhi cortou para o próprio gol.
A partir daí a equipe brasileira administrou a vitória, suficiente para chegar a uma nova final de Mundial de Clubes. Na primeira vez em que isso aconteceu, a equipe derrotou o Liverpool por 3x0 em 1981. Naquela época, a competição era disputada em partida única, do campeão da Liga dos Campeões com o da Copa Libertadores.