Declaração da aftosa vai até dia 28

A declaração de vacinação contra a febre aftosa dos rebanhos bovinos e bubalinos na Bahia foi prorrogada até o dia 28. Segundo informações a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a medida foi adotada por causa de inconsistências no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) durante o período da campanha.

A prorrogação se deu para que os produtores tenham tempo suficiente para atualização de todo o rebanho da propriedade. A obrigação do produtor com a vacinação só termina quando a declaração de todo o rebanho é feita, em qualquer escritório da Adab.

A saúde animal, numa visão ampliada, envolve questões relacionadas a enfermidades, saúde pública, controle dos riscos em toda a cadeia alimentar, assegurando a oferta de alimentos seguros e bem estar animal. Para assegurar a saúde animal, é necessária a existência de serviços veterinários bem estruturados, capacitados e aptos.

Em sintonia com a Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, que reconhece os serviços veterinários como um bem público mundial, a Adab compartilha com o setor privado as responsabilidades para aplicação das medidas que objetivam a melhoria da saúde animal. A Bahia foi um dos estados pioneiros no combate a febre aftosa.

5:20 PM  |  


Gostou? Repasse...