2ª ponte de Ilhéus ficou para março
O governo do estado anunciou que a nova ponte Ilhéus - Pontal teve sua inauguração adiada para março de 2020. O anuncio foi feito pelo governador Rui Costa nesta terça-feira. Caso se confirme, a inauguração será feita com um atraso de 4 anos em relação à primeira previsão.
A assinatura da ordem de serviço da nova ponte foi feita pelo então governador Jaques Wagner, ao lado do prefeito Jabes Ribeiro, em junho de 2013, para início "imediato". Mas as obras só começaram em maio de 2014, quase um ano depois, com previsão de ficar pronta em dois anos, até 2016.
Em outubro de 2017, com a obra bem atrasada, o governo anunciou que a inauguração seria feita em setembro de 2018. O mês veio e passou e em dezembro de 2018 o governador Rui Costa anunciou a inauguração da ponte para "antes de agosto" deste ano. Agora o prazo é março de 2020, seis anos depois do início.
As obras da ponte estão em fase final. Nesta semana, deve estar concluída a colocação dos 23 pares de cabos (estais) no vão central. O próximo passo é a implantação das quatro aduelas de junção da parte estaiada, com as pistas de acesso, num total de 24 metros de cada lado.
Também estão em fase final as obras de acesso, Centro e Litoral Sul, num total de 2,7 km. Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, o projeto inclui passeio, canteiro central e uma ciclovia, com investimento total de R$ 100 milhões.
Segundo o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcante, também será construída uma nova via, com 2.600 metros, no sentido Pontal - Olivença, tornando este trecho de pista dupla. Não há previsão para o início desta nova obra.