163ª tartaruga morreu em Ilhéus
O Natal não foi bom para as tartarugas. Mais uma apareceu morta em uma praia de Ilhéus, algo que se tornou rotina neste ano. Na terça-feira (24) moradores próximos encontraram a tartaruga marinha, da espécie oliva, na praia da Ponta do Ramo, zona norte de Ilhéus.
O projeto (A)Mar, que monitora as praias do sul da Bahia, suspeita que ela tenha sido morta ao se enroscar em redes de pesca. Foi assim que outra tartaruga, da espécie mydas, apareceu morta no último fim de semana, com ferimentos causados por redes de arrasto usadas para camarão.
O sul da Bahia já soma neste ano 163 mortes de tartarugas marinhas. mortas encontradas na região este ano. Em novembro, uma tartaruga da espécie verde foi encontrada morta na Praia dos Milionários, em Ilhéus. Ela era semi-adulta e morreu por afogamento depois de se enroscar em redes de pesca..
Mas pelo menos uma boa notícia relativa às tartarugas pode ser registrada neste ano. Em outubro, especialistas conseguiram salvar uma tartaruga marinha que estava enrolada em redes de pesca na praia da Concha, em Ilhéus. Depois de livre do material, ela foi devolvida ao mar.