Visitação de Abrolhos foi liberada

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi reaberto nesta sexta-feira. A visitação estava suspensa desde o dia 8, depois que manchas de óleo atingiram o berçário de muitas espécies no Atlântico Sul. A informação foi divulgada, por meio de comunicado, pelo chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho.

Nos últimos dois dias, os fragmentos de óleo encontrados em todas as ilhas reduziram-se a poucas gramas e não foi encontrada nenhuma quantidade significativa. Ainda de acordo com Repinaldo, também não foi constatado nenhum impacto negativo direto à fauna e flora de Abrolhos.

Com isso, fica autorizada a visitação embarcada, mergulho autônomo e trilhas. A previsão anterior era de que o parque só fosse reaberto no dia 14. As manchas chegaram a Abrolhos no dia 2 de novembro. Um dia depois, a direção do parque anunciou a suspensão da visitação, inicialmente por três dias.

As manchas de óleo começaram a chegar à Bahia no dia 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no Nordeste. Ao menos 30 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos já foram atingidos. O Governo do Estado decretou situação de emergência, mas não tomou nenhuma medida prática.

O Ministério da Saúde não cogita decretar situação de emergência em saúde pública nos 9 estados atingidos. Pelo menos 70 casos de intoxicação por contato com o óleo ou resíduos foram registrados, sendo 66 em Pernambuco, onde outros 31 casos com suspeita de contaminação estão sendo investigados. Houve dois em Ilhéus.

10:05 PM  |  


Gostou? Repasse...