Varejo baiano cresceu em setembro

As vendas do varejo baiano seguiram o desempenho nacional e cresceram 1,5% em setembro, em relação ao ano passado. Na comparação com agosto, a taxa ficou positiva em 2%. Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

O crescimento registrado em setembro revela melhoria na confiança dos consumidores e do mercado de trabalho, ajudados pelas medidas tomadas pelo Governo Federal no setor. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia gerou 4.565 novos empregos no mês.

Contribuíram para o crescimento o efeito calendário, pois setembro deste ano teve dois dias úteis a mais que em 2018; a inflação, que despencou de 4,53% em setembro de 2018 para 2,89% neste ano, no acumulado dos últimos 12 meses; a liberação do FGTS e do PIS/Pasep.

Por atividade, os dados revelam que 6 dos 8 segmentos que compõem o indicador de vendas registraram aumento. Os destaques foram Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (14,3%), Combustíveis e lubrificantes (9,6%), Móveis e eletrodomésticos (6,3%).

Mais Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (2,7%). Foram negativos Hipermercados, supermercados, alimentos, bebidas e fumo (-3,9%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-34,3%).

6:13 PM  |  


Gostou? Repasse...