Temporada de cruzeiros começa mal

Com a chegada do navio MSC Fantasia, às 8 horas de sábado, começa a temporada 2019-2020 de atracação de transatlânticos no Porto Internacional de Ilhéus. A previsão da Companhia das Docas da Bahia é que o município registre, até abril, 20 escalas de navios, com 70 mil visitantes e 14 mil tripulantes. Mas há problemas.

A Codeba publicou, no dia 10 de outubro, norma que impede taxistas e motoristas de aplicativo de circular pela área interna do porto para pegar passageiros. Ficou estabelecido que os turistas vão embarcar em um ônibus até o Centro de Convenções, de onde poderão solicitar o transporte desejado para conhecer os atrativos da cidade.

A medida é criticada pelos taxistas e donos de vans, que prestam este serviço no Porto há décadas. Além disso, obrigar o turista a fazer uma viagem de 30 segundos entre o Porto e o CC "beira ao ridículo, além de impor um gasto desnecessário ao município," afirma um taxista.

A Codeba alega que as novas operações de embarque e desembarque "atendem aos regramentos do Plano de Segurança Público Portuário, que preveem o isolamento das áreas ocupadas pelas cargas gerais". A decisão gerou protestos dos taxistas e motoristas de aplicativos na entrada do Porto.

Durante reunião com o diretor presidente da Codeba, José Alfredo de Albuquerque e Silva, o secretário de Cultura e Turismo de Ilhéus, Fábio Manzi Jr, até defendeu que o receptivo fosse mantido no Porto, mas foi convencido de é preciso "respeitar as normas e regulamentos internacionais de segurança".

7:31 PM  |  


Gostou? Repasse...