Secretários protestam contra Itabuna
Os secretários de municípios pactuados com Itabuna no SUS, que já tinham gravado um vídeo de protesto, se reuniram, nesta quarta-feira (27), para debater os problemas da Saúde e cobrar da Prefeitura de Itabuna mais transparência na gestão das verbas repassadas pelo Ministério da Saúde.
Os secretários querem melhoria urgente nos serviços prestados em Itabuna pelo SUS e denunciaram a dificuldade de conseguir consultas, exames e cirurgias para os moradores de seus municípios, que pagam pelo serviço. Eles usaram até cartazes para pedir respeito.
Segundo o grupo, o atendimento a pacientes da região em Itabuna tem piorado muito nos últimos anos. "Mesmo pactuados, a gente enfrenta muita dificuldade para conseguir vagas de internação ou tratamento em Itabuna, inlcusive nos casos mais graves", dizem.
Um exemplo recente foi a morte de um bebê de Pau Brasil, que morreu na segunda-feira depois de esperar 40 minutos na porta do Hospital Manoel Novaes por uma autorização. O secretário de saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, não convenceu os secretários de Almadina, Barro Preto, Coaraci, Pau Brasil, Itapé, Itajuípe, Santa Luzia, Mascote, Ibicaraí e Floresta Azul.